Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A transição da Era de Peixes para a Era de Aquário


Juarez de Fausto Prestupa

Muito se fala sobre a transição da Era de Peixes para a Era de Aquário, mas observa-se que pouco se sabe sobre isso. Então vamos tentar esclarecer de uma forma simples, clara e objetiva para os leitores.

Hiparco, no ano 129 a.C., descobriu o que hoje se chama “Precessão dos Equinócios”. A compreensão da mecânica (de como acontece de fato no céu) é coisa de astrofísica e um pouco complexa, visto que se trata de uma análise de cenários de composição de movimentos de corpos celestes. É quase como querer descrever uma perseguição de carro considerando três pessoas em carros diferentes, um sendo referencial de localização para o outro.
Mas, é o mais ou menos assim:
·        a Terra em um ano nosso dá uma volta no Sol;
·        a Terra gira sobre si mesma com uma inclinação de 26°26´21,418” (eixo de inclinação);
·        tal qual um pião (brincadeira de criança) rodando no chão a Terra gira este eixo de inclinação também (a precessão propriamente dita) em sua inclinação móvel;
Imagem inline 1
·        este movimento circular do eixo de inclinação é retrógrado, contrário em relação ao movimento da Terra em torno do Sol;
·        uma “volta” do eixo de inclinação da Terra dura 25.694,8 anos (um deslocamento de apenas 50,290966 segundos de arco por ano – o suficiente para Hiparco descobrir que em 144 anos houve uma mudança de 2 graus de arco, um grau de movimento a cada 72 anos) – isso resulta no chamado “Ano Platônico” ou “Ano Astrológico”;
·        O “Ano Astrológico” se subdivide em “Eras Astrológicas” sendo que cada Era tem 2.141,233333... anos de duração;
·        Cada Era Astrológica marca um tipo especial de consciência e ênfase por parte da humanidade, as culturas e movimentos desenvolvimentistas seguem as características astrológicas de suas Eras.

Resumidamente, as Eras foram:
·        Há 10.000 anos, Era de Leão - catástrofe atlante e início um novo ciclo;
·        Entre 8.000 e 6.000 a.C., Era de Câncer – cultura hindu e os Vedas;
·        Entre 6.000 e 4.000 a.C., Era de Gêmeos – cultura persa, o Avesta;
·        Entre 4.000 e 2.000 a.C., Era de Touro – culturas babilônica e egípcia;
·        Entre 2.000 e 0 a.C, Era de Áries – culturas greco/romana e hebraica;

A Era de Peixes é marcada pela submissão, pela entrega ao poder superior (seja ele político, financeiro ou espiritual). Peixes é o signo da fantasia, daquilo que é artificial, do sonho, das drogas, do que é confuso, de tudo que é escondido, obscuro e possível. Por ser um signo de água Peixes nos remete para dentro de nosso interior e dificulta a interação com o outro. Significa um mergulho dentro de si mesmo, dos desejos, sonhos, traumas, medos, etc. Pela subjetividade Peixes pode conduzir aos equívocos, a mentiras, a enganos, a traições, a decepções, ao sofrimento. Este signo rege tudo que está fora do convívio da sociedade: asilos, creches, monastérios, conventos e também prisões, hospícios, exílios, etc. É um signo que por característica é sensível à arte e aos menos favorecidos (por identificação), regendo também a fraternidade, a filantropia e o altruísmo. Rege as águas e seus problemas, bem como as emoções.
Estamos caminhando para a Era de Aquário e esta transição não ocorrerá em um simples “apagar de luzes”. É um processo natural e lento como um degradê de cores em que uma cor vai lentamente cedendo lugar para a outra. Estamos vivendo característica de ambas as Eras ao mesmo tempo.
A Era de Aquário será marcada pela cultura da independência, da autonomia, da lucidez, da consciência de si mesmo e das Leis Universais que regem a vida em todo o universo. Nesta Era cada pessoa será responsável por sua vida, futuro, sucesso ou fracasso, não se poderá depender ou culpar outrem pelo que quer que seja. Haverá maior controle emocional e não haverá mais dominação, submissão ou dependência alguma. A comunicação será priorizada, assim como a troca de experiências e conhecimentos que não pertencerão a ninguém em particular. O maior valor será a amizade e o respeito ao que é coletivo. O que hoje chamamos de cidadania será um tipo de “lei” que as pessoas viverão naturalmente, sem que precise ser imposta ou policiada. A consciência se desloca de dentro de si para fora, para as outras pessoas e coisas, para as questões planetárias e também cósmicas. Certamente neste período a humanidade estabelecerá relação de amizade e troca com civilizações de outros planetas de forma clara e consciente.
E você, percebe à sua volta a vida acontecendo como esta transição de Eras? Ainda resiste e deseja se manter em Peixes ou tem abertura para viver Aquário?

Nenhum comentário:

Postar um comentário